???global.info.a_carregar???
Joana Raquel da Silva Neves. Concluiu o(a) Mestrado em Marketing e Negócios Internacionais em 2023/12/20 pelo(a) Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra e Licenciatura em Comunicação Aplicada - Marketing, Publicidade e Relações Públicas em 2021/07/01 pelo(a) Universidade Lusófona do Porto. Possui 1 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão com ênfase em Organização e Gestão de Empresas e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Raquel da Silva Neves

Nomes de citação

  • Neves, Joana
  • Neves, Joana Raquel

Identificadores de autor

Ciência ID
1716-40CC-DE9D
ORCID iD
0000-0001-9675-5683
Google Scholar ID
KVt4-XEAAAAJ&hl
Scopus Author Id
58611497700

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Turco Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2024 - 2029
Em curso
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Especialização em Marketing e Estratégia
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2021/10/01 - 2023/12/20
Concluído
Marketing e Negócios Internacionais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
"A influência da Gamificação no Consumer Brand Engagement" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2018/10/10 - 2021/07/01
Concluído
Comunicação Aplicada - Marketing, Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
17
2016/10/01 - 2018/05/20
Concluído
Redes e Sistemas Informáticos (Curso Técnico Superior Profissional)
ISLA Gaia Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/04/18 - Atual Investigador visitante (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/01/07 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Instituto Tecnológico e Profissional - INTEP , Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Neves, Joana; Pereira, José Miguel Cachulo; Bacalhau, Lara Mendes. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. "Metaverse and Chatbots for Luxury Brands: A Literature Review and Research Agenda". Trabalho apresentado em ICMarkTech'24 -The 2024 International Conference on Marketing and Technologies, Azores, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Abreu, David Anjos; Silva, Margarida Lima; Neves, Joana; Bacalhau, Lara Mendes; Santos, Vasco. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. "A Systematic Review on AI in Marketing: Personalization of Advertising Campaigns and Impact on Customer Satisfaction". Trabalho apresentado em ICMarkTech'24 -The 2024 International Conference on Marketing and Technologies, Azores, 2024.
    Aceite para publicação
  3. Saltão, Ana Beatriz Fôja; Gaspar, Beatriz Coelho Almeida; Neves, Joana; Bacalhau, Lara Mendes; Ferreira, Bruno. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. "Neuromarketing and Consumer Behavior in Sustainable Food and Beverage Brands: A Systematic Review". Trabalho apresentado em ICBTOxford’2024 - The International Conference on Business and Technology, Oxford, 2024.
    Aceite para publicação
  4. Neves, Joana; Pereira, José Miguel Cachulo; Bacalhau, Lara Mendes. Autor correspondente: Neves, Joana. "AI Hallucinations on Marketing: A Systematic Review of Risks, Impacts, and Mitigation Strategies and Future Directions". Trabalho apresentado em ICBTOxford’2024 - The International Conference on Business and Technology, Oxford, 2024.
    Aceite para publicação
  5. Carvalho, Mariana Martins; Silva, Inês Quintas Medina; Bacalhau, Lara Mendes; Pereira, José Miguel Cachulo; Neves, Joana. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. "Next-Gen Design: A Systematic Review of VR and AR’s Role on Client Satisfaction in Interior Design Projects". Trabalho apresentado em ICBTOxford’2024 - The International Conference on Business and Technology, Oxford, 2024.
    Aceite para publicação
  6. Bacalhau, Lara Mendes; Domingues, Margarida; Zhu, Mariana; Neves, Joana; Pereira, José Miguel Cachulo. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. "The Use of Social Media Advertising on Music Festivals: A Systematic Literature Review". Trabalho apresentado em ICOTTS 2024 - 6th International Conference on Tourism Technology & Systems, Funchal, 2024.
    Aceite para publicação
Artigo em revista
  1. Joana Neves; Margarida Oliveira; Lara Mendes Bacalhau; Clara Viseu. "The Impact of Gamification on Consumer Engagement with Brands: Empirical Evidence". Cithara (2024): http://dx.doi.org/10.59879/b1avg.
    10.59879/b1avg
Capítulo de livro
  1. Santos, Vasco; Bacalhau, Lara Mendes; Neves, Joana; Barbosa Sousa, Bruno; Marcão, Ricardo. Autor correspondente: Santos, Vasco. "AI as novelty strategic management tool for future digital luxury brand events: Metaverse and NFTs Agenda 2030". In The Future of Events: Trends, Technologies and Stakeholdres’ Engagement. Apple Academic Press/Taylor and Francis Group, 2025.
    Aceite para publicação
  2. Neves, Joana. Autor correspondente: Neves, Joana. "Ad Fraud Types and Their Impact on Brand Perception: Strategies for Mitigation". In Avoiding Ad Fraud and Supporting Brand Safety: Programmatic Advertising Solutions, editado por Muhammad Ibrahim Khan; Mirza Amin Ul Haq. IGI, 2025.
    Aceite para publicação
  3. Neves, Joana. Autor correspondente: Neves, Joana. "Digital Worlds are changing Cultures: The Influence of AI in Video Game Storytelling on Culturally Formative Narratives". In Encyclopedia of Modern Artificial Intelligence. IGI, 2025.
    Aceite para publicação
  4. Neves, Joana. Autor correspondente: Neves, Joana. "The impact of the Metaverse on the Gaming Industry: A Case Study of Epic Games". In Cases on Metaverse and Consumer Experiences. IGI, 2025.
    Em revisão
  5. Joana Raquel Neves; Lara Mendes Bacalhau. "Dive Into Metaverse: Concept, Evolution, Framework, Technologies, Opportunities, and Trends". In Concept, Evolution, Framework, Technologies, Opportunities, and Trends. 2024.
    10.4018/979-8-3693-2607-7.ch001
  6. Joana Neves; Lara Mendes Bacalhau. "The Intersection of Brands and AI". In Concepts and Technologies. 2024.
    10.4018/979-8-3693-5340-0.ch009
  7. Neves, Joana; Bacalhau, Lara Mendes; Santos, Victor. "A Systematic Review on the Customer Journey Between Two Worlds: Reality and Immersive World". In Smart Innovation, Systems and Technologies, 401-416. Springer Nature Singapore, 2023.
    10.1007/978-981-99-0333-7_29
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/12/05 Oradora do paper: Metaverse, and Chatbots for Luxury Brands: A Literature Review and Future Research Directions ICMarkTech 2024 - Int. Conference on Marketing and Technologies
(Açores, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/06 - 2024/06 Oradora
Seminário
Seminário “Beyond the pages: Literature Review strategies & PRISMA Protocol”
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2024/05 - 2024/05 Oradora
Seminário
Seminário “Branding in AI Era: Brand Manual”
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2024/05 - 2024/05 Oradora
Seminário
Seminário “Branding by Design: Logos, Colours and Consistency”
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2024/05 - 2024/05 Oradora
Outro
Formação “Fundamentos de IA para docentes: transformando a sala de aula”
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2024/05 - 2024/05 Oradora
Outro
Formação "IA para aulas modernas: estratégias e ferramentas avançadas”
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2023/06 - 2023/06 Oradora
Seminário
Seminário "“Navegando na Literatura da Marca: Revisão Sistemática Usando a Metodologia PRISMA”
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2023/05 - 2023/05 Oradora
Seminário
Seminário "A Arte da Marca: do Conceito ao Manual da Marca”
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2022/12/01 - 2022/12/01 Oradora
Conferência
ICMarkTech'22 -The 2022 International Conference on Marketing and Technologies, Santiago de Compostela, Spain
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha